ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA


Para que o ensino de História seja um processo dinâmico e reflexivo, é essencial a problematização do conhecimento histórico. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a afirmativa que melhor signifique a "problematização" do conhecimento histórico.


Uma concepção de história de longa duração.


Uma visão neutra sobre os fatos passados.


Uma capacidade de abarcar a totalidade histórica.


Uma abordagem interdisciplinar.


Uma construção do diálogo entre presente e passado. 

A reforma curricular no ensino de História aponta para o papel formativo da disciplina em promover um aprendizado crítico e direcionar a formação do estudante como cidadão. Nesse processo, as mudanças pedagógicas influenciaram na ação do professor e seu reflexo na prática docente no sentido de rever saberes e práticas.

Com base nessa relação, analise as afirmativas a seguir:

 

I - As discussões sobre os currículos de história vêm abordando a necessidade de uma nova postura do professor em sala de aula.

II - Ensinar história nos dias atuais exigem um repensar do trabalho do professor e suas escolhas pedagógicas para a formação de cidadãos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos.

III - O compromisso dos professores de história é de reproduzir a memorização dos temas, enfatizando a transmissão de informações.

IV - O professor deve atuar como mediador entre o aluno e o conhecimento histórico, incentivando aluno a utilizar as ferramentas corretas para o saber-fazer.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:


I, II, III e IV.


II e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, II e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.

Leia com atenção:

 

O professor de história não opera no vazio. Os saberes históricos, os valores culturais e políticos são transmitidos na escola a sujeitos que trazem consigo um conjunto de crenças, significados, valores, atitudes e comportamentos adquiridos em outros espaços educativos. (FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004, p. 37).

 

Assinale a alternativa que melhor explica a afirmação da autora de que “o professor de História não opera no vazio”:


Com recursos didáticos modernos, o professor se dispensado do trabalho de debater com o "vazio" cultural dos seus alunos.


O professor deve considerar o conhecimento prévio dos alunos e, a partir deles, transmitir novos saberes.


O professor de História sempre conta com uma grande infraestrutura logística no espaço escolar.


O livro didático é a principal ferramenta do trabalho do professor, mais que a própria bagagem cultural dos alunos.


O professor sempre conta com sua própria bagagem cultural, ainda que os alunos não tenham muito a oferecer para o debate.

A partir de suas leituras e dos seus estudos, já deve ser do seu conhecimento que há diversas formas que podem ser utilizadas no ensino de História. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que melhor identifica as tendências atuais desse ensino:


Incorporação de novos temas e objetos de estudo da história, enfatizando as relações entre passado e presente.


Ênfase na história dos fatos políticos e na história como produto da ação de grandes homens.


Prioriza o estudo dos conceitos de nação, nacionalidade e civilidade.


Prioriza a memorização, assim como os conceitos e habilidades propostos pelo professor.


Valorização das visões oficiais da história e da construção de identidades nacionais.

Leia com atenção o fragmento a seguir:

 

Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores. (HOBASBAWM, Eric. Era dos Extremos, 2006, p.13).

 

As palavras do historiador Eric Hobsbawm oferecem uma reflexão sobre os rumos do conhecimento e do ensino de História nos tempos atuais. De acordo com a citação e com as leituras realizadas, podemos concluir que:

 


o aluno deve memorizar dados e informações de maneira a ter uma maior compreensão da realidade que estiver sendo estudada.


o presente explica-se por si mesmo, portanto ignorar o passado não implica perda da visão dialética da História, já que a necessidade é de um ensino atual que se aproxime da realidade do aluno.


o professor, nesse contexto multicultural, deve ter a capacidade de integrar e selecionar os conteúdos de forma contextualizada, buscando a interdisciplinaridade e as relações entre presente e passado.


ao selecionar os conteúdos o professor deve privilegiar as questões do presente, já que os estudos dos acontecimentos do passado não interferem na realidade atual.


a renovação na historiografia ampliou o campo de possibilidades do ensino da história, privilegiando os acontecimentos mais recentes e rompendo com o ensino de métodos positivistas e marxistas.

Leia com atenção o fragmento e depois assinale a alternativa correta:

 

Eles são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros e têm a marca de suas experiências e de seus estudos, permitindo assim que fossem produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais. Os documentos foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.

 

O texto diz respeito a (o):


CBC


PCN


PPP


LDB


PNLD

A avaliação da aprendizagem sendo contínua deve dispor de instrumentos adequados para cada objetivo proposto pelo professor. Aponte a alternativa correta em relação a avaliação da aprendizagem:

 

 


As provas devem ser realizadas com questões que os alunos já fizeram em outras provas.


As provas ideais são aquelas em que o aluno não precisa pensar muito e tem tudo decorado.


As provas podem ser classificadas em escritas, práticas e orais. Sendo que as provas escritas se subdividem em discursivas e objetivas.


As provas subjetivas exigem que o aluno marque a alternativa correta.


As provas objetivas propõem que o aluno elabore um texto analítico.

O uso de tecnologias na sala de aula impõe desafios à formação de professores e à educação escolar, pois existem barreiras entre as tarefas de execução e concepção das tecnologias na escola.

Nesse sentido, o professor ao pensar o ensino de História integrado com a tecnologia deve:


conciliar seu uso com o desenvolvimento social, visando à formação histórica do aluno.


abrir mão de outros recursos pedagógicos, buscando valorizar a individualidade do aluno.


fazer uso intenso dessas ferramentas para garantir uma melhor educação.


promover a inserção do aluno ao mundo digital, fazendo uso constante das tecnologias para tornar a aula eficaz.


priorizar o uso das tecnologias como única metodologia de trabalho.

Todo profissional da Educação deve estar constantemente revendo sua prática, averiguando seus procedimentos, conforme orientou o sábio Paulo Freire. A História submete-se, ou deveria se submeter, aos imperativos da renovação nos procedimentos que exigem a área Educacional.
De acordo com os novos olhares no processo de ensino-aprendizagem da História, é correto afirmar que nesse processo:


A memorização é um ato indispensável para se alcançar a aprendizagem.


O livro didático é indispensável , pois é ele quem define a metodologia de ensino a ser aplicada.


A História é uma ciência pura e não necessita do diálogo com outras disciplinas.


O conhecimento do passado é mais importante do que o presente.


A capacidade crítica é um dos principais objetivos a serem alcançados.

As reformas curriculares propostas nos últimos anos para a educação implicam também numa revisão da prática docente. Sobre o papel do professor de História e sua atuação em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:

 

I – O professor deve partir da experiência cotidiana dos alunos, adquirida em outros espaços sociais, a exemplo da família.

II – Apesar da formação acadêmica influenciar sua prática, o professor deve ensinar História de modo neutro, sem se posicionar sobre questões políticas ou sociais.

III – O professor deve manter constante aperfeiçoamento e atualização de sua formação acadêmica, para superar formas tradicionais de ensino.

IV – Ensinar e aprender História depende, fundamentalmente, da capacidade de leitura e compreensão da realidade, principalmente por parte dos professores.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:


I, II, III e IV.


I, II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


III e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.

Páginas: 123456